Hoje é dia de embate, as duas franquias que mais fizeram sucesso na era do PS2, uma época onde se tinha muitos jogos maravilhosos de corrida arcade, uma época do Rock/Hip Hop em alta, um período em que tudo se baseava no neon, e na arte de tunar carros, hoje vamos ver qual dos dois é o melhor, citando os melhores jogos, e um pouco sobre o que cada um tem de melhor e pior.
Lembrando que tudo tendo a minha opinião, porém, ainda sim vai ser bem difícil para mim, pelo simples fato, de que ambas as franquias foram parte essencial da minha infância e adolescência.
E já comente qual o seu jogo favorito de cada uma das franquias ?….
História Das Franquias
Need for Speed
Lançada em 1994 pela Electronic Arts, a franquia Need for Speed se destacou muito rápido por oferecer corridas diferentes do padrão com gráficos impressionantes para a era do PS1.
Mas que ainda não se tinha uma verdadeira fama, na verdade os jogos vendiam bem, mas não eram aquele sucesso que hoje em dia estamos acostumados, só que aí lança um certo filme, Velozes e Furiosos, e com uma proposta igual o filme de sucesso, o jogo Need for Speed: Underground, simplesmente mudou uma geração inteira.
Midnight Club
Desenvolvida pela Rockstar San Diego, a série Midnight Club estreou em 2000, trazendo uma proposta de corridas mais urbana e livre para as corridas.
Estilo esse, que foi adaptado ao GTA 5, onde se faz a corrida sendo guiado por checkpoints.
Com cidades abertas e a possibilidade de explorar rotas alternativas durante as competições, Midnight Club ofereceu uma experiência muito diferenciada. Além da grande personalização de veículos e dificuldade.
No que Cada um Influenciou no Mundo dos Games
Ambas as franquias influenciaram muito o gênero de jogos de corrida. Need for Speed popularizou as perseguições policiais como elemento central, inspirando diversos outros títulos a incorporarem esse estilo de gameplay em seus jogos.
Por outro lado, Midnight Club trouxe um padrão para jogos de corrida em mundo aberto, incentivando a exploração e a personalização detalhada dos veículos.
Ah, e claro trouxeram muitas músicas boas, tanto de Rock quanto de Hip Hop
Os Melhores das Duas Franquias (Na Minha Opinião)
Need for Speed: Underground 2
É para mim, o jogo que mais traz o sentido de racha e tunagem da franquia, uma sequência quase que perfeita do primeiro jogo, é considerado até hoje não só um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos, mas também do PS2.
E introduzia o clássico mundo aberto para a franquia Underground.
Midnight Club 3: DUB Edition
O melhor Midnight Club, o que trazia uma personalização absurda, possibilidade de jogar com motos, dificuldade mais ajustada, nem tão difícil e nem tão fácil, enfim o melhor da franquia disparado.
Pontos Positivos das Franquias
Need for Speed
- Estilo de gameplay e ambientação, bem no estilo dos primeiros filmes de Velozes e Furiosos, que foram verdadeiros sucessos
- Sistema de Blacklist no jogo Need for Speed Most Wanted, um sistema bem diferente e que agregava muito ao jogo
- Perseguições policiais inicialmente nos jogos da série Hot Pursuit, mas que rapidamente se expandiram para outros jogos da séries
- Trilha Sonora incrível, que sinceramente é o verdadeiro charme das duas franquias
Midnight Club
- Estilo de gameplay mais aberta, o que permite ao jogador criar suas própias rotas durantes as corridas
- Personalização absurda, incluindo motos e carros clássicos
- Uma dificuldade muito boa, pelo menos no terceiro jogo, o que traz um desafio muito bom para quem está jogando
- Trilha Sonora muito boa também, mostrando como este período de tempo tinha muitas músicas boas nos jogos
Pontos Negativos das Franquias
Midnight Club
- Dificuldade elvada em alguns jogos, com o segundo jogo da série sendo um verdadeiro Dark Souls dos jogos de corrida arcade
- Sistema de rotas, que funcionam mais para jogadores experientes, que já conhecem o mapa, para quem é novato, as corridas podem ser um pouco confusas
Need for Speed
- Pouco ajuste na dificuldade, tendo o jogo Need for Speed : Underground, como um dos mais difíceis de serem jogado na maior dificuldade
- Excesso de duração em alguns jogos, como no própio Underground 2, a duração do jogo é muito grande
Comparativo Rápido
Característica | Need for Speed | Midnight Club |
---|---|---|
Narrativa | Forte | Limitada |
Perseguições Policiais | Destaque | Menos frequentes |
Personalização de Veículos | Moderada | Extensa |
Mundo Aberto | Parcial | Total |
Variedade de Veículos | Alta | Alta (incluindo motos e SUVs) |
Veja Mais
- Midnight Club: Los Angeles – O Último Grande Jogo da Franquia
- Os Melhores Jogos de Corrida do Xbox Clássico
- Análise de Assetto Corsa
Conclusão
A verdade é que não existe uma franquia melhor que a outra, ambas estão muito ruins hoje em dia, com Need for Speed não conseguindo emplacar nenhum outro jogo de sucesso, e Midnight Club sendo deixado de lado pela Rockstar.
E no fim, o que importa é qual você prefere, qual estilo de jogo te atrai, personalização, modos de jogos, dificuldade, duração do jogo, enfim.
Eu gosto muito do Midnight Club 3, mas não posso negar que o Need for Speed Underground, é o meu jogo favorito de corrida arcade, só que eu também gosto muito do estilo de criar a sua própia rota no Midnight Club, enfim, se puder jogue os dois, é a melhor resposta para a pergunta, de Need for Speed vs Midnight Club.
Participe!
Qual é a sua franquia favorita: Need for Speed ou Midnight Club? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo!
🔗 Leia Também
- Os 10 Jogos de Corrida Clássicos que Definiram os Anos 90
- Tier List dos Melhores Jogos de Corrida de Todos os Tempos
- O Que Define um Jogo de Corrida Arcade? Entenda as Diferenças
🎮 Participe da nossa Comunidade no Discord!
Curte games clássicos, jogos corridas, jogos de luta, chat em tempo real só sobre games, lançamentos e cultura gamer? Venha conversar com outros fãs no nosso grupo do Discord!
👉 Entrar Agora