Pular para o conteúdo

A Era de Ouro do Need for Speed: Do Underground Até o Carbon

Compartilhar

Um artigo que eu estava devendo, era sobre falar do maior auge da franquia de Need for Speed de todos, um dos maiores sucessos foi com certeza os anos 2000 para jogos de corrida arcade e para Need for Speed, lembrando que todos os jogos da era de ouro foram lançados para o PS2, o que só mostra como esse console foi lendário.

De 2003 a 2006, Need for Speed virou uma franquia lendária de jogos de corrida, embalado pelo sucesso do filme de ação Velozes e Furiosos, os jogos contavam com um estilo visual de corrida de rua urbano, customização detalhada, gameplay muito boa, e uma trilha sonora inesquecível.

Eu trouxe todos os jogos desta era de ouro, já que eu era um louco por Need for Speed, joguei todos os jogos para o PS2, zerei também, e vou falar um pouco sobre cada um deles, mas no geral foi a época suprema para jogos de corrida.


O Início de Tudo: Need for Speed Underground

Em 2003, a EA decidiu mudar tudo, sem perseguições policias, corrida de noite em cenários urbanos, com uma trilha sonora de músicas de Rock, Eletrônica e Hip Hop, o jogo teve uma inspiração muito forte do primeiro tíitulo da franquia de filmes, Velozes e Furiosos, o jogo foi uma verdadeira febre, é o meu jogo de corrida favorito inclusive.

O jogo não tinha uma história tão boa no modo carreira, era na verdade um modo história bem no estilo arcade, o jogo tinha um sistema de progessão, onde se comprava um carro melhor á medida que o jogo avançava, tinha 3 opções de dificuldade, fácil, médio e difícil, sendo o modo difícil um dos mais injustos dos jogos de corrida, eu mesmo nunca consegui chegar longe no jogo só jogando no modo difícil.

No geral foi um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos, porém por ser o primeiro jogo absurdo de corrida da EA, alguns erros na progamação, como a dificuldade insana no modo difícil do jogo, e a repetição de cenários, foram os pequenos pontos negativos do jogo, mas ainda sim para muitos, foi um dos jogos mais lembrados e jogados de todos, e até hoje ainda é jogado.

Jogo Need for Speed Underground (Imagem: Reprodução)

Need for Speed: Underground 2 a Sequência Quase Perfeita

Need for Speed: Underground 2, lançado em 2004, foi uma sequência quase perfeita do Underground 1, o jogo trazia muito mais carros, personalização e um mundo aberto para o modo carreira, continou também com uma trilha sonora muito boa, e com os modos padrões, o jogo continou o sucesso da franquia.

Com o mundo aberto, o modo história tentou trazer uma história muito mais detalhada, e com um sistema de progessão mais complexo, a dificuldade e a repetição dos mapas foram a maior melhoria do jogo em comparação com o seu antecessor, porém na minha opinião, o ponto positivo do jogo, o fator mundo aberto, trouxe um ponto negativo, a longa duração do jogo.

No geral, foi um jogo muito marcante assim como todos desta época, a gameplay ficou melhor, a história melhorou, e a dificuldade também, o maior problema foi com certeza a duração do jogo, é muito longo o modo carreira, o jogo pode chegar facilmente em quase 30 horas de jogo, o que é exagerado para os jogos de corrida no geral.

Comparação:

  • Underground 1: Corridas fechadas e focadas em circuito.
  • Underground 2: Mundo aberto, tunagem mais detalhada e menor dificuldade.
Jogo Need for Speed Underground 2 (Imagem: Reprodução)

Need for Speed Most Wanted: O Favorito de Muitos

Em 2005, a EA simplesmente fez mágica, lançou outro jogo de sucesso da franquia de Need for Speed, o jogo foi praticamente uma carta de amor aos fãs, trazendo um modo história muito caprichado, o melhor da franquia na verdade, e um sistema de “black list” onde o jogador tinha que enfrentar os mais ranqueados no ranking dos corredores.

O jogo agora se passava de dia, com muito mais carros e personalização, a dificuldade foi muito bem balanceada e o modo história foi reduzido, a sensação de velocidade teve uma leve melhora, e é considerado o Need for Speed favorito de muitos.

Em resumo o jogo melhorou de novo os pontos negativos do antecessor, e ainda trouxe as perseguições policiais, o que foi o maior ponto positivo do game.

Jogo Need for Speed Most Wanted (Imagem: Reprodução)

Need for Speed Carbon: Um Pecado da EA

Fechando a Era de Ouro, em 2006, Need for Speed Carbon foi o último jogo de Need for Speed com estilo de corrida de rua e “Velozes e Furiosos“, o jogo trazia uma ambientação mais obscura, com cenário de noite de novo, o jogo conteve muito cortes devido a pressão imposta pela EA, para que o lançamento do jogo fosse o mais rápido possível.

Carbon tinha um modo história muito bom de novo, uma gameplay polida, porém o jogo não trouxe tantas inovações quanto os anteriores, é também o jogo mais curto da “era de ouro” poderia ter sido o melhor Need for Speed de todos, mas devido á pressão da EA, o jogo só era perfeito no papel.

O jogo não é ruim, não me entendam mal, eu mesmo gosto muito dele, mas o conteúdo retirado é tanto, que é o Need for Speed mais curto para o PS2, e foi meio que decepcionante, pelas vendas do jogo não terem sido tão boas assim, a EA mudou o estilo da franquia, e a decadência foi muito grande, não atoa, o maior fracasso de Need for Speed veio alguns anos depois, Need for Speed Undercover.

Jogo Need for Speed Carbon (Imagem: Reprodução)

Por que Essa foi a Era de Ouro do Need for Speed

  • Estilo Visual: Cenários urbanos, trazendo um estilo Velozes e Furiosos nos games.
  • Personalização Avançada: A tunagem foi o maior marketing da época nos jogos de corrida, e nessa época os jogos de Need for Speed eram muito bons nesse quesito.
  • Narrativas: Todos tinham história, algumas simples, outras nem tanto.
  • Trilha Sonora: Dispensa comentários.

Minha Opinião Sobre Cada Jogo

  • Need for Speed Underground: O meu favorito, foi o primeiro que eu joguei, o fato do jogo ser difícil demais, foi o que me impediu de zerar ele no modo difícil
  • Need for Speed Underground 2: Com o mundo aberto do jogo, era pra ele ser o meu favorito, mas pela longa duração é o segundo que eu mais gosto
  • Need for Speed Most Wanted: Foi o primeiro jogo de corrida que eu achei impressionante pelos gráficos, quando joguei em um Xbox 360, no geral eu gosto do sistema de “Black List” e das perseguições policiais, mas é outro que eu não fechei tudo, as últimas corridas são muito difíceis no modo difícil do game.
  • Need for Speed Carbon: O jogo que eu mais aguardei ser lançado, mas que me decepcionou um pouco, eu acho incrível a ambientação mais sinistra do jogo, só que ele é muito curto, foi o que eu menos joguei da “Era de Ouro”.

Veja Mais

Conclusão

Isso foi tudo que eu trouxe para exemplificar essa fase tão boa dos jogos de corrida, e do Need for Speed, joguei todos eles no PS2, mas o jogo tem versões para Xbox também.

Qual foi o seu jogo favorito deste período, comente !


Links Para Continuar no Site (Com Artigos Mais Recentes)


Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e relembre os velhos tempos!


Compartilhar

🎮 Participe da nossa Comunidade no Discord!

Curte games clássicos, jogos corridas, jogos de luta, chat em tempo real só sobre games, lançamentos e cultura gamer? Venha conversar com outros fãs no nosso grupo do Discord!

👉 Entrar Agora
0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários