Ícone do site Games e Notícias

A Evolução dos Gráficos nos Jogos de Corrida

Compartilhar

Bom dia a todos, hoje é dia de gráficos e da evolução deles nos jogos de corrida, eu não sou um grande amante de gráficos em jogos, sinceramente não entendo muito o apelo pelos jogadores por gráficos ultra realistas, mas eu tenho que fazer um artigo sobre isso.

Os jogos de corrida sempre tentaram inovar em seus gráficos, principalmente na questão de carros foto realistas, ambientações absurdamente bonitas, então não é difícil de imaginar, que este sempre foi um ponto de preocupação das desenvolvedoras dos games de corrida.

Então vamos falar sobre como tudo começou, os melhores gráficos até hoje, e também já comente, qual foi o jogo de corrida mais bonito que você já jogou ou viu ?

O meu caso foi com Need for Speed Most Wanted no Xbox 360, lembro que meus olhos brilharam quando eu vi aquela BMW M3 na TV de um amigo meu.


Evolução Gráfica dos Jogos de Corrida

O Começo com Simples Pixels em 2D

Nos anos 80 e início dos 90, os jogos de corrida eram produzidos em gráficos 2D, com sprites simples, era o máximo que os consoles 8 e 16-bits conseguiam representar como carros e cenários. Jogos como Pole Position (1982) e Out Run (1986) utilizavam técnicas como o parallax scrolling para conseguir criar uma sensação de profundidade, essa técnica é vista em jogos como Top Gear por exemplo, e muitos jogos da época de outros gêneros utilizavam este recurso, como o Star Fox de Super Nintendo.

A Chegada do 3D

A chegada dos gráficos 3D nos anos 90 mudou tudo. Jogos como Virtua Racing (1992) e Daytona USA (1994) introduziram gráficos verdadeiramente 3D, trazendo muito mais profundidade nos gráficos. Com o lançamento de Gran Turismo em 1997, o mundo inteiro parou praticamente, sendo um dos jogos mais revolucionários na questão gráfica de todos os tempos.

Um 3D Mais Consolidado e com Melhor Perfomance

Com novas tecnologias nos consoles, os gráficos continuaram a evoluir e melhorar. Gran Turismo 4 no PS2 trouxe uma configuração de resolução de 1080p e 60fps, enquanto Gran Turismo 5 no PS3 introduziu câmeras internas nos carros e gráficos com muito mais detalhes. A série Need for Speed também se estabeleceu nessa evolução, com títulos como Underground e Carbon apresentando visuais absurdos e que até hoje ainda são bonitos.


Os Gráficos de Hoje

Hoje, os gráficos são um dos principais atrativos dos jogos de corrida e dos jogos em geral, Forza Motorsport e Forza Horizon, são as referências de jogos de corrida de hoje no quesito gráfico, e jogos de Kart, apesar de terem jogos com gráficos mais infantis, ainda sim são bem desenvolvidos e bonitos.

A verdade, é que é muito raro um jogo de corrida de hoje, não ter gráficos bons, é quase que obrigação um jogo de corrida hoje em dia ter um gráfico minimamente aceitável.


Os Melhores Gráficos de Todos os Tempos ?

Gran Turismo 2

O que eu considero o primeiro grande jogo de corrida em gráficos, era tão bonito que chegava a assustar, com certeza todos que jogaram na época, vão se lembrar de frases clássicas como “Nunca vai existir um jogo mais bonito que esse!”.

Gameplay Gran Turismo 2 (Imagem: Youtube/Reprodução)

Pole Position

Não necessariamente um jogo com gráficos de cair o queixo, mas um dos primeiros que tentaram realmente caprichar nos gráficos, o que para a época era uma grande inovação.

Gameplay Pole Position (Imagem: Youtube/Reprodução)

Need for Speed: Carbon

Pelo menos para mim, um jogo que podemos falar sobre os gráficos, que inclusive tinha um diferencial, era um gráfico muito mais obscuro, junto com a ambientação do jogo que para mim, é uma das mais sinistras dos jogos de corrida.

Gameplay Need for Speed: Carbon (Imagem: Youtube/Reprodução)

E Os Gráficos do Futuro: O que Podemos Esperar ?

Realidade Virtual

Com o avanço da realidade virtual (VR) e aumentada (AR), os jogos de corrida estão tentando se tornar ainda mais realistas e imersivos. Experiências em VR estão tentando trazer uma verdadeira experiência de jogar jogos de corrida em uma “realidade”, no caso a Virtual.

Inteligência Artificial

A IA está sendo utilizada para melhorar os gráficos em tempo real, ajustando mais a iluminação, sombras e texturas conforme o ambiente e a jogabilidade. Isso resulta em experiências melhores, e até de quem sabe uma dinâmica nos gráficos, quem sabe vamos ter um jogo onde reconheça a temperatura do lugar que você mora, e com isso o jogo se adapta á esta temperatura, é uma ideia também.


Resumo

  1. O começo: No início os jogos eram 2D, não tendo tantos detalhes ou variações de ambientações como hoje em dia
  2. Era 3D: Foi a primeira grande revolução trazendo uma verdadeira proposta de gráficos ultra realistas
  3. Refinamento e Atualidade: Praticamente uma foto em tempo real, os jogos de corrida ficaram tão realistas que em alguns casos podem confundir pessoas que não são do meio de videogames.

Evolução Gráfica em Tabela

JogoAno de LançamentoDestaques Gráficos
Pole Position1982Gráficos 2D com sprites simples
Virtua Racing1992Primeiros gráficos 3D em jogos de corrida
Gran Turismo 21999Carros licenciados e física realista
Gran Turismo 42004Resolução 1080p e 60fps no PS2
Need for Speed Carbons2006Ambientação sinistra, e mais obscura
Forza Horizon 52021Mundo aberto com gráficos ultrarrealistas

Veja Mais

Conclusão

No geral, a história dos gráficos em jogos de corrida, mostra como os jogos no geral evoluíram, antes era tudo muito simples, hoje se você for ver partidas de FIFA por exemplo, apesar de não ser jogos bons, não dá para negar que tem gráficos muito absurdos e que podem sim confundir quem não joga jogos de Futebol no video game.

Mas e você, acha que os gráficos vão melhorar ? Ou já chegamos no limite da tecnologia ? Comente….

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe nos comentários qual jogo de corrida mais te impressionou graficamente!

O meu foi o Need for Speed: Most Wanted como mencionei no início do artigo.


Para mais conteúdos sobre jogos de corrida e outras novidades do mundo dos games de corrida, acesse:



Compartilhar
Sair da versão mobile