Hoje queria falar sobre algo que eu vi que confunde muitas pessoas que jogam games de corrida, o que é um jogo de corrida acrade ? Eu já tive essa dúvida por muito tempo, tipo o jogo Tony Hawk Downhill Jam, ele é um jogo de corrida arcade ? Ou de esporte ? Enfim são perguntas que eu pensei em tentar responder nesse artigo
Então, eu reuni todas as características que eu acredito que façam de um jogo de corrida um estilo mais arcade, ao invés de jogos de simulação ou até mesmo de esporte, combate veicular e etc.
Lembrando que tem vários outros fatores que determinam um estilo de jogo ou outro e no final, o que determina o gênero do jogo ou subgênero é você quando joga um jogo.
Então vamos lá, ver um pouco desse sub-gênero que é para muitos o melhor estilo de jogo de corrida.
A história dos Jogos de Corrida Arcade
A origem dos jogos de corrida arcade começam aos anos 70 e 80, com clássicos como Night Driver (1976) e OutRun (1986), que marcaram uma geração inteira com seus gráficos inovadores para a época e trilha sonora incrível.
Esses jogos já apresentavam características que seriam marcas registradas do gênero: foco na diversão, velocidade exagerada, jogabilidade simples e modos de jogos variados e criativos para partidas de um jogador ou mesmo multiplayer.
Com o passar dos anos, títulos como Daytona USA, Cruis’n USA e Ridge Racer ajudaram a consolidar o estilo arcade, sempre presentes em fliperamas e depois nos consoles de mesa como o PS1. Eles traziam pistas com curvas fechadas, cenários coloridos, boosts de nitro e colisões, o que era uma grande diversão desde aquele tempo.
Na virada do milênio, franquias como Burnout e Need for Speed deram finalmente uma popularidade que o gênero merecia, jogos como Midnight Club 3 ou Need fo Speed Underground 2, viraram um dos maiores clássicos da época dos jogos em geral.
Hoje, os jogos de corrida arcade não estão mais fortes como já foram um dia, a minha teoria é que hoje as empresas que antes faziam os jogos, como a EA ou a Rockstar, atualmente estão focando mais em outras franquias, isso fez com que tanto os jogos de corrida arcade ou mesmo os jogos de corrida em geral, ficaram mais timídos e escassos.
O que Define um Jogo de Corrida Arcade?
Jogabilidade Acessível e Imediata
A primeira e mais importante característica de um jogo de corrida arcade é sua jogabilidade: fácil de aprender e muito bem polida. Diferente de jogos de corrida com foco em simulação como Gran Turismo ou Assetto Corsa, os jogos arcade não exigem conhecimento técnico sobre carros, freios ABS ou torque. No geral acho eles ideais para quem não gosta de tentar aprender a jogar um jogo de corrida, a gameplay é muito mais fácil de dominar.
Física Irrealista
Outro ponto que se destaca é as leis da fisíca serem totalmente ignoradas nesse tipo de jogo, isso ajuda até na gameplay deixando ela mais solta e um pouco mais fácil de se jogar, então é muito comum nesses jogos haver batidas e mesmo assim conseguir ganhar a corrida.
Estilo Visual com Cores Vibrantes
Para mim um recurso que esses jogos costumam fazer que é muito subestimado pelo público, a ambientação, coloração, tudo isso faz com que cada fase, cada cenário seja único o que marca muito na memória de quem jogou, eu mesmo tenho uma nostalgia absurda só de andar no mapa de San Diego em Midnight Club 3, ou mesmo o ambiente mais obscuro do Need for Speed: Carbon
Trilha Sonora Icônica
Pessoalmente, o ponto que pra mim é o que faz esse jogos brilharem, a trilha sonora viciante de Rock/Hip Hop que aprimoravam a experiência de quem jogava, olha sinceramente eu sei que é dificíl para uma empresa conseguir as licenças das música, mas é algo que faz falta hoje em dia nos jogos em geral
Jogos de Corrida Arcade x Simuladores: Entenda as Diferenças
Característica | Arcade | Simulador |
---|---|---|
Jogabilidade | Acessível e rápida | Complexa e realista |
Física | Irreal, exagerada | Baseada em leis reais |
Visual | Estilizado, colorido | Realista e detalhado |
Público-alvo | Jogadores casuais | Jogadores entusiastas |
Exemplo de jogos | Burnout, OutRun, NFS: Hot Pursuit | Assetto Corsa, rFactor, iRacing |
Casos de Sucesso e Jogos Icônicos
- OutRun (1986): Um dos primeiros do gênero, com seu estilo de corrida na praia e trilha sonora insana.
- Daytona USA (1994): Clássico dos fliperamas, famoso por suas curvas fechadas e controles responsivos.
- Burnout 3: Takedown (2004): Um clássico da EA esquecido infelizmente pela empresa, mas não pelos jogadores que jogaram em 2004.
- Need for Speed: Hot Pursuit (2010): Combina perseguições policiais que são a cara da série Hot Pursuit.
- Horizon Chase Turbo (2018): Uma carta de amor aos fans dos arcades dos anos 80 e 90, com estilo retrô e gameplay no molde do clássico de Super Nintendo Top Gear.
O Futuro dos Jogos de Corrida Arcade
Infelizmente hoje em dia os jogos de corrida arcade não são mais o sinônimo de jogo de qualidade, ficamos reféns da franquia Forza Horizon que é a unica que ainda tenta trazer esse estilo hoje em dia, outros jogos como Need for Speed Unbound dividiram muito o público.
Para mim, que cresceu jogando clássicos do PS2, ver que não tem mais tantas opções no mercado de jogos de corrida arcade, me deixa um pouco frustado, dá para contar nos dedos os títulos que tentam trazer esse estilo clássico com novas ideias e criativade.
Enquanto o mercado no geral não mudar, não vamos ver tantos jogos bons de corrida arcade, a minha teoria é que realmente o mercado dos games mudou tanto, que no hoje em dia é muito arriscado uma empresa grande criar um jogo ou continuar um jogo de corrida que não sejam no padrão que a indústria dos games quer, pelo menos é o que eu acho.
Dicas para Curtir ao Máximo um Jogo de Corrida Arcade
Escolha o modo certo: experimente o modo arcade clássico antes de partir para desafios mais difíceis.
Use o nitro com sabedoria: muitos jogos permitem dar aquele boost de velocidade. Guarde para os momentos certos!
Personalize seu carro: não precisa ser realista, mas se puder deixar o carro com sua cara, melhor ainda!
Conclusão
Isso foi tudo que eu consegui colocar sobre os jogos de corrida arcade, para conseguir diferenciar e ver as características de estilo de jogo.
Eles provam que, às vezes, o mais importante não é o quão realista é um jogo, mas sim o quanto ele consegue te divertir.
Veja Mais
- Midnight Club: Los Angeles – O Último Grande Jogo da Franquia
- Os Melhores Jogos de Corrida do Xbox Clássico
- Análise de Assetto Corsa
Gostou deste artigo?
Compartilhe com seus amigos que gostam de jogos de corrida
E agora queremos saber: qual é o seu jogo de corrida arcade favorito? Comente abaixo! 🚗🔥
Para mais informações sobre jogos de corrida, acesse a Wikipedia e continue ligado no Games e Notícias!